Cidades

São Gonçalo abre novo posto de testagem da Covid-19

O número de casos de coronavírus na cidade vem aumentando desde a última semana. Foto: Ascom SG

O primeiro dia de funcionamento do novo posto de testagem da Covid-19, na Praça Zé Garoto, em São Gonçalo, recebeu 497 pessoas somente nas quatro primeiras horas de atendimento. O número de casos de coronavírus na cidade vem aumentando desde a última semana, segundo a Prefeitura.

De acordo com o município, a nova unidade ajudou a desafogar as outras 13, que desde março oferecem o teste rápido na cidade. O prefeito José Luiz Nanci, que também é médico e determinou a abertura do local, acompanhou a montagem da estrutura desde o dia anterior.

"A procura pelo teste rápido aumentou muito desde a semana passada, quando os casos da doença voltaram a crescer. Ontem, durante as nossas visitas de rotina às unidades de saúde identificamos aglomerações em algumas regiões e resolvemos então ampliar o número de postos de testagem", explicou o prefeito, garantindo que novos locais serão abertos.

A população ficou sabendo da abertura do posto na Praça do Zé Garoto ao chegar no Centro de Triagem do bairro.

“Fui uma das primeiras a chegar. Atendimento rápido, pessoal educado e o local é muito bonito, espaçoso, sem aglomeração. Gostei muito. Amanhã vou trazer meus filhos”, garantiu a comerciária Dilza Lemos, de 43 anos.

A estrutura do local conta com dois ônibus da Guarda Municipal, técnicos de enfermagem e enfermeiros, pessoal administrativo, voluntários da Defesa Civil e guardas municipais. Os pacientes obedecem ao fluxo de atendimento, idosos e pessoas com deficiência têm prioridades e os testes positivos são encaminhados para o Centro de Triagem, onde um médico assume o caso.

O novo espaço de testagem na Praça Zé Garoto vai funcionar diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8 às 17 horas.    

Postos de testagem

Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido do Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sendo eles:

PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, na Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 15h. 
O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.

Casos

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou cinco óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta quarta-feira (25), chegando a 754 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 22.785 casos confirmados, 21.010 curados, 78 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 943 em quarentena domiciliar, 754 óbitos confirmados e 20 óbitos em investigação.
A Prefeitura orienta que a população siga as medidas de isolamento social vigentes.

< Maricá perde em casa, mas se classifica na Série B do Carioca Petrobras realiza testes no sistema de tocha do GasLub em Itaboraí <